Programa de melhoramento genético
de abelhas autóctones “Apis mellifera iberiensis”
de abelhas autóctones “Apis mellifera iberiensis”
A Empresa Apícola -VALE DO ROSMANINHO- tem o prazer de anunciar o início de um novo projeto com vista ao melhoramento genético da abelha ibérica, de acordo com as exigências dos apicultores e desafios futuros da apicultura ibérica.
Fruto da maturidade e responsabilidade que a nossa empresa tem no mercado ibérico, a partir de março de 2021, a nossa empresa deu início a um programa de melhoramento genético de abelhas autóctones ibéricas, tendo como principal objetivo a criação de uma linhagem de abelhas com melhores características, que potenciem um melhor maneio, aumento de produção e resistência a doenças.
O programa de melhoramento é iniciado e desenvolvido em colaboração e com a experiência do Dr. Aleksandar Uzunov e do Dr. Sreten Andonov, que se juntaram à nossa empresa neste desafio, no qual contam com um amplo curriculum e reconhecimento internacional no melhoramento genético de abelhas, sendo este, a pedra basilar do sucesso deste programa.
No nosso objetivo de melhoramento genético, incorporamos o interesse dos nossos clientes, “os apicultores”, como a baixa defensividade, calma no quadro, menor tendência de enxameação, alta produção de mel, resistência às doenças e uma forte saída do Inverno.
Estes aspetos são de interesse primordial, sendo devidamente tratados no nosso programa de melhoramento genético da abelha melífera ibérica.
O melhoramento genético do nosso stock será feito por meio de registos de campo em diferentes condições ambientais para a seleção de rainhas de elite, num grupo de 300 colónias especificamente selecionadas e preparadas para este fim.
Para estimar o mérito das rainhas (breeding values), usaremos o “Best Linear Unbiased Prediction (BLUP)” adaptado, amplamente usado internacionalmente, com excelentes resultados comprovados, no melhoramento genético de abelhas.
Como resultado da avaliação, as rainhas serão classificadas e finalmente selecionadas de acordo com o objetivo do melhoramento. O objetivo final do programa é a integração do controlo total de acasalamento para alcançar os melhores resultados.
A primeira geração de abelhas que se destina à comercialização, está prevista para o ano de 2024, contudo, este será um programa que longa duração, de melhoria continua, com a participação ativa da comunidade apícola ibérica.