Este ano vamos iniciar as nossas primeiras experiências em inseminação artificial, para que em 2013 possamos iniciar um projecto sério de selecção de abelhas, de forma a criarmos abelhas raínhas de “Elite”.
Como sabemos, a criação de raínhas com base nas melhores colmeias (sendo os critérios “base” de selecção, a alta produtividade, sanidade, comportamento, prolificidade etc) é muito importante, aumentando desta forma a probabilidade dos descendentes possuirem as mesmas caracteristicas. Contudo, o facto destas raínhas serem fecundadas em voo livre, leva a que seja “quase” impossivel garantir a qualidade dos zangãos, mesmo que estimulemos a produção de zangões de qualidade na zona…
Com base na inseminação artificial, poderemos cruzar raínhas produzidas a partir das nossas melhores colónias, com zangãos também provenientes das melhores colónias, de forma a isolar as caracteristicas genéticas que nos interessam.
Sabemos que não irá ser um trabalho fácil, contudo achamos que o nosso caminho passa por aí, de forma a que possamos melhorar a qualidade, ano após ano, das nossas raínhas e subsequentemente das nossas colónias.
Algumas fotos de um dos aparelhos mais usados em inseminação de raínhas em todo o mundo, produzido pelo Dr. Peter Schley:



– Aparelho completo –





Á medida que formos tendo algumas experiências, iremos públicar alguns artigos. De momento resta-nos, estudar, estudar, praticar, praticar, errar, praticar… para que tenhamos sucesso!

Cumprimentos,

João Tomé
“…um apicultor, pela apicultura…”

0
Abrir Chat
Vale do Rosmaninho
Podemos ajudar?