Este ano, num dos meus recentes apiários fiquei deslumbrado pela tamanha beleza do pólen colectado pelas minhas abelhas. Estes grânulos não são mais do que o conjunto de minusculos grãos produzidos pelas flores, sendo os elementos reprodutores masculinos das plantas.
A importância da colecta do pólen pelas abelhas, deve-se ás inúmeras “fecundações” que as abelhas proporcionam a milhares ou mesmo milhões de plantas, permitindo que frutifiquem, dando continuidade à sua espécie.
O pólen é de extrema importância na colmeia, pois é a base proteica da alimentação das abelhas, sendo crucial na dieta da criação, sendo importantissimo que o sistema de recolha de pólen que utilizamos permita que as abelhas recolham o suficiente para elas, de forma a que não fiquem enfraquecidas.
O sistema que tenho utilizado baseia-se em fazer a recolha durante dois dias consecutivos, alternados com 3 de pausa, pois não quero comprometer a produção de mel. Contudo isto depende das condições meteorológicas… especialmente da chuva…
As armadilhas capta-pólen normalmente são colocadas quando a esteva (Cistus ladanifer) começar a ter flor, até que as principais plantas produtoras de polén comecem a escassear.
O pólen na alimentação humana:
“Pesquisas recentes indicam que o pólen é o alimento mais completo e valioso da natureza, pois além de conter todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano, também é rico em oligoelementos minerais, fibras, hormônios vegetais e vitaminas. O pólen também estimula o funcionamento de todos os órgãos internos, melhorando, inclusive, o desempenho sexual. Tem valor nutritivo muito superior à carne ou à proteína de soja. Possui propriedade antioxidante, antianêmica e auxiliar no tratamento preventivo da prostatite. Pode ser utilizado no tratamento de anemias profundas visto que eleva rapidamente a taxa de hemoglobina no sangue” (wikipédia).
“Uma colherinha por dia, não sabe o bem que lhe fazia!”
Cumprimentos,
João Tomé
Lindos Grãos de Pólen 🙂
Continuação de bons êxitos Apícolas.
Abraço
Malijo